Cabelos divinamente lindos e mulheres felizes!

sábado, 30 de abril de 2011

Processos de preparação dos cabelos


A escolha de um cabelo com a mesma estrutura do cabelo da cliente é apenas o primeiro passo para garantir um alongamento de qualidade.
São fundamentais também o método de recolha e o processo de preparação.
Métodos de recolha: os cabelos podem ser recolhidos - com um custo maior - durante o corte e conservados em maços ou tranças para manter o alinhamento original dos fios e das escamas (conhecido também como “cabelo remy”) ou - a um custo menor ou até nulo - depois do corte quando os fios, todos misturados, são recolhidos do chão sem o natural alinhamento. Nesse último caso, os cabelos precisam passar por um tratamento químico para torná-los penteáveis, a base de silicone. O silicone penetra e uniformiza as escamas, eliminando momentaneamente o problema do desalinhamento dos fios. Ao microscópio capilar, o cabelo assim tratado aparece como uma sorte de tubo uniforme.
Depois alguns lavagens, o silicone tende progressivamente a sumir, as escamas desalinhadas começam causar atrito entre os fios e os cabelos se embaraçam com um efeito estético final péssimo.
Processos de preparação: o crescente tamanho do mercado mundial de cabelo chegou estimular a produção de cabelos artificiais vendidos separadamente ou misturados com cabelos naturais para diminuir o custo relativo.
Todos os cabelos - independentemente da proveniência geográfica, forma de recolha, se naturais ou artificiais - constituem natural refúgio por micro-organismos, parasitas e bactérias especialmente quando tratados em grandes quantidades como acontece no mercado de hoje (imagine-se toneladas de cabelo que viajam pelo mundo inteiro dentro de um container em um navio).
O processo de preparação de um alongamento de qualidade tem que garantir - além da proveniência geográfica e do método de recolha - a total ausência de eventuais cabelos artificiais (ou de baixa qualidade) e a eliminação de micro-organismos, parasitas e bactérias. Nesse ultimo caso, uma correta desinfestação e lavagem viram fundamentais.
O processo de coloração tem que preservar, ao máximo, a estrutura original do cabelo.
O processo de coloração feito num salão ou em algumas indústrias de produção de cabelos, focadas mais na quantidade que na qualidade, utiliza alguns descolorantes (derivados da amônia) para levar o cabelo até a cor platina e depois recolori-lo como quiser. Este tratamento danifica a estrutura do cabelo de modo proporcional à quantidade de descolorante utilizada e ao número de tratamentos que o cabelo suporta durante sua vida.
As melhores empresas de produção de cabelo desenvolveram processos de coloração que permitem não danificar a estrutura dos fios, conseguindo resultados extraordinários sobre o ponto de vista da qualidade e saúde do cabelo.

0 comentários:

Postar um comentário